Pastor Belga de Malinois
A raça é considerada a mais antiga entre os pastores belgas e a única com uma pelagem relativamente curta. São companheiros intensos, inteligentes e atléticos, que necessitam de doses grandes de exercícios para gastar a energia que têm.
Se você está considerando um cão dessa raça é bom saber que ele gosta de ser incluído em todas as atividades da família e não é adequado para pessoas que trabalham longas horas ou precisam viajar com frequência, deixando-o sozinho em casa.
Saiba mais sobre essa raça que está fazendo sucesso no Brasil!
Tamanho
56 a 66 cm
Peso
30 a 45 Kg
Temperamento
O grandão é um excelente “trabalhador”, que esbanja confiança e procura proteger seus aliados em qualquer circunstância. É bastante carinhoso com aqueles com quem convive, mas não costuma receber estranho com o rabinho balançando.
Quando acostumado desde cedo com a exposição a muitas pessoas, visões, sons e experiências diferentes tende a ser tornar um adulto com excelentes habilidades sociais e confiante para cumprir as tarefas que lhe forem dadas.
Por conta de sua imensa disposição, fica entediado com facilidade e está sempre procurando o que fazer para manter a sua mente e corpo ocupados. Certifique-se que está atendendo suas necessidades ou ele poderá começar a praticar atividades indesejáveis, como mastigar móveis e outros objetos da casa com sua mordida poderosa.
Embora o Malinois bem socializado tenha bom relacionamento com as crianças, especialmente quando criados juntos, o cão pode ter uma tendência a mordiscá-las e tentar agrupá-las quando estiverem brincando, por conta de seu instinto pastoreiro.
Saúde
Oferecer uma alimentação de qualidade a um cachorro que gosta de se manter sempre ativo é meio caminho andado para que ele tenha uma vida bastante saudável. Colabora ainda pra esse cenário positivo, o fato que não é comum encontrar doenças crônicas ligadas ao Malinois.
Em todo caso, é bom ficar atento a problemas comuns a cães do porte dele, como displasia de anca – quando o osso da coxa não se encaixa perfeitamente na articulação da anca -, atrofia progressiva da retina, que pode causar cegueira, e displasia do cotovelo, causada por diferentes taxas de crescimento dos três ossos que compõem o cotovelo do cão, causando frouxidão nas articulações.
Treinamento
É capaz de aprender diferentes tarefas e não esquece com facilidade os aprendizados já incorporados. Treinamentos mais rígidos não funcionam muito bem com a raça, que responde melhor ao reforço positivo, já que adora saber que está agradando.
Varie os treinamentos para incentivar o desenvolvimento mais completo do sagaz cachorro: exercícios de obediência, rastreamento, agilidade, flyball, pastoreio… Bastante inteligente, em pouco tempo ele se tornará um craque em qualquer modalidade.Excelente cão de guarda.
Pelagem
O Pastor Belga Malinois tem pelos curtos e pode ser encontrado em variações totalmente pretas ou o mais comum: o dourado com o focinho e orelhas pretas. Os filhotes costumam ser mais escuros e a coloração definitiva é alcançada somente aos 18 meses de idade.
Escovações a cada três dias são indicadas, pois assim como a maioria dos pastores, eles podem soltar bastante pelo. No verão, essa queda fica ainda mais intensa, podendo encontrar “tufos” pela casa ou até presos no corpo do pet. Um aspirador de pó pela casa também será muito bem-vindo.
Fonte:PetLove